Como calcular o valor da sua aposentadoria?

Para calcular o valor da aposentadoria, o INSS definiu critérios específicos, previstos em Lei, considerando cada tipo de benefício, bem como o tempo de filiação à Previdência Social.

O cálculo é feito com base nas informações registradas no chamado CNIS, a partir da data em que solicita o benefício. Hoje, o processo é feito de forma automática, pela migração de dados, o que visa evitar erros humanos na concessão.

Abaixo, breves considerações sobre a forma de se calcular cada uma das aposentadorias:

Aposentadoria por idade

No cálculo da aposentadoria por idade, o valor deve corresponder a 70% do salário benefício, acrescido de 1% a cada ano de contribuição.

O salário benefício consiste na média de cálculo das contribuições efetuadas pelo segurado, devidamente atualizadas. No caso da aposentadoria por idade, para quem se filiou até 28/11/1999, o salário benefício corresponde a 80% dos maiores salários de contribuição. Já para os segurados que se inscreveram após esta data, ele corresponde à média aritmética dos 80%  maiores salários de contribuição e multiplicados pelo fator previdenciário.

O fator previdenciário, por sua fez, é uma fórmula calculada a partir da expectativa de vida, tempo de serviço, idade e alíquota de contribuição.

No caso da aposentadoria por idade, o fator previdenciário somente será aplicado se for favorável ao segurado, ou seja, não se aplica fator em caso de redução do valor do benefício.

Aposentadoria por tempo de contribuição

O cálculo da aposentadoria por tempo de contribuição sofreu algumas mudanças no ano de 2014, principalmente pela chamada “Regra 85/95”, ou seja, homens e mulheres que desejam se aposentar por essa modalidade devem atingir uma pontuação, que leva em consideração a soma da idade e o tempo de contribuição.

Em relação ao tempo de contribuição nada mudou, mulheres necessitam de 30 anos e homens 35 anos. O que mudou foi a aplicação do “fator previdenciário”, que deixou de ser aplicado para quem atinge a pontuação acima referida.

A exclusão do fator previdenciário acaba por beneficiar no cálculo, aumentando o valor do benefício.

Rua Piauí, 1423 | Centro | Londrina - PR |

Esquina com a Av. JK | CEP: 86020-390

(43) 3322-5594

(43) 9 9627-1526

  • Branco Facebook Ícone